Introdução (Parte 1)
- Maraneane
- 12 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2024
Por: Maraneane Passos As imagens em formato de composição e os textos são creditados a autora. Os logos são creditadas as empresas ligadas a ferramentas e plataformas.
Introdução ao tema
Este texto está dividido em quatro partes, indo das características mais simples, pensadas para o público geral de UXR que ainda não estiveram em contato com Dados, até a integração entre user research e data science, mostrando como essas disciplinas se complementam em projetos focados em análise de dados. Vamos explorar o papel do SQL e das queries na extração e manipulação de dados, que são essenciais para investigações quantitativas. Vamos usar dois pontos principais para mostrar os comandos e ferramentas que facilitam o acesso e a organização dos dados, o que é fundamental para apoiar decisões bem-informadas em projetos de pesquisa e desenvolvimento de produto..
Banco de dados uma introdução.
2.1 O que é SQL?
O SQL funciona para "chamar" as informações dos bancos de dados, como criar tabelas, consultas, os comandos são funcionais e direcionados a manipulação dos bancos de dados relacionais.
2.2 O que é Query?
Query é o Q a mais na Linguagem SQL (Structured Query Language), é por ela que existe a consulta para informações trazidas do banco de dados (DBAs — DataBase Administrators).
Por ela atualizamos, criamos projetos, integramos as bases de dados, atualiza e exclui informações por comandos em SQL.
Alguns dos comandos são: SELECT; INSERT; DELETE; UPDATE; CREATE TABLE
SELECT: Usado para consultar dados em uma tabela.
SELECT coluna1, coluna2 FROM tabela WHERE condição; Exemplo: SELECT nome, idade FROM usuarios WHERE idade > 40;
INSERT INTO: Adiciona novos registros em uma tabela
INSERT INTO tabela (coluna1, coluna2) VALUES (valor1, valor2); Exemplo: INSERT INTO produtos (nome, preco) VALUES ('Camiseta', 29.90)
UPDATE: Atualiza dados em uma tabela com base em uma condição específica.
DELETE: Remove registros de uma tabela com base em uma condição.
CREATE TABLE: Cria uma nova tabela com colunas definidas, especificando o tipo de dados para cada uma.

2.3 O que é o cliente no banco de dados?
O chamado cliente é a ferramenta que dá acesso ao banco de dados relacional, programas como o Dbeaver são orientados para a realizar as buscas, organizações, consultas. Este cliente oferece muitas alternativas nas orientações para obtenção de dados, utilizando de linguagem estruturada de consultas ao banco de dados.
O SQL é uma linguagem padrão para criação e utilização das queries, pode ser utilizado o PostgreSQL, para consultar o banco de dados.
Tudo que sobe para produção pode ter a base de dados ligada ao banco de dados para consulta e criação de projetos, ou ainda temas criados para essa utilização.
3. Exemplificando a exploração de dados

3.1 O que são bases locais?
Quando são baixadas as bases através do banco de dados para o drive, máquina da pessoa que está manipulando os dados.
3.2 O que é clusters?
A clusterização de dados é um conjunto de dados entre si, estes formam agrupamentos, a também a clusterização de dados a partir de categorização e como os dados se conectam. 3.3 O que são variáveis?
No SQL, umcque contém um valor ou tipo de dados específico. Pense nisso como um espaço reservado para um valor que pode ser usado em uma instrução SQL.
3.4 O que é granularidade dos dados? Granularidade é tudo que pode ser colocado nos detalhamento de dados, qual o dado desejado, o tempo ou especificidade do dado. Importante para análises estratégicas ou táticas.
Comments